O que é o Projeto Vias?

É um projeto do curso Técnico em Turismo, da Fundação Torino, que pretende proporcionar aos alunos dos 1°, 2° e 3° anos, uma experiência prática aliada à teoria, conscientizando a todos sobre a importância do turismo sustentável no desenvolvimento local.
No decorrer dos trabalhos, a equipe fez oficialmente duas viagens técnicas ao distrito: a primeira, no dia 11 de fevereiro, e a segunda, nos dias 11 e 12 de março de 2009.
Na localidade, os alunos efetuaram o trabalho de campo, cuja pesquisa foi direcionada ao desenvolvimento e o crescimento do turismo em Santo Antônio do Leite. Incluídos neste trabalho, estão as visitas e as entrevistas aos artesãos, aos empresários locais e aos moradores, bem como estudaram a infraestrutura e os pontos turísticos.



sexta-feira, 20 de março de 2009

Festas

Boi da Manta:

Uma tradição de mais de 200 anos, esta festa era realizada pelos escravos.
História: Antigamente os escravos realizavam essa festa. Eles construíam um boi com balaio e manta, que era controlado por alguns escravos que ficavam dentro dele. O boi saía pela cidade junto a algumas Velhas, representadas por homens vestidos de mulher. Muitos desses aproveitavam-se do momento festivo para empreender a fuga.
Personagem conhecido era o Palhaço, que representava o guarda da senzala.

Atualmente, o Boi da Manta é um das festas mais importantes de Santo Antônio. A população mantém todos os elementos da antiga festa dos escravos: o boi, o palhaço e as velhas.Essa festa é muito animada e traz alegria às crianças que adoram brincar com o boi.


Festa dos Mineiros:

Data: Ocorre no dia 1° de agosto. Há pouco tempo, era festejada no dia 1° de julho.

História: Alguns moradores de Santo Antônio do Leite antigamente trabalhavam em algumas minas perto de Itabira. Minas profundas, com aproximadamente 16km de profundidade; havia elevadores feitos de madeira que levavam aos níveis da mina.

A promessa: Muitas pessoas morriam nessas minas, então os leitenses (aqueles que nascem em Santo Antônio do Leite) que trabalhavam nas minas fizeram uma promessa ao seu padroeiro(Santo Antônio): se eles não morressem nas minas fariam festas em agradecimento. Desde então, sempre que retornavam a Santo Antônio, eles organizavam uma festa.

O fim das minas: Com o esgotamento das minas os leitenses voltaram para casa e continuaram a promover essas festas.

A morte dos mineiros: Com o tempo os mineiros foram envelhecendo e morrendo e a festa foi perdendo sua fama. Atualmente a festa dura 4 dias e atrai muitos turistas.


A Festa do Padroeiro:

Data: Ocorre no dia 3 de dezembro

História: Os religiosos da cidade queriam fazer uma festa dos mineiros, porém com sentido religioso, então criararam a festa do Padroeiro.

Procissão: Nesta festa ocorrem procissões nas ruas da cidade, comemorando a sobrevivência dos mineiros.

Folia de Reis:

Data: Acontece no dia 1° ao dia 6 de janeiro.

História: Esta festa é celebrada em memória aos três Reis Magos que protegeram Jesus do rei Erodes.

De porta em porta: Os moradores da cidade passam pelas ruas da cidade em procissão, passam de porta em porta louvando o menino Jesus e chamam os moradores para participar da festa. É uma das festas mais populares da região.

Festa de Santa Luzia:

Data: Dia 13 de dezembro.

Festividades: No início do dia acontece uma novena com os moradores do distrito; logo depois ocorre um almoço acompanhado de danças. A seguir acontecem missas e procissões nas ruas e na igreja. À noite a população faz uma queima de fogos no Centro da cidade.

Festa Junina:

Data: Ocorre em junho, sem data definida.

Festividades: Uma festa junina tradicional com barraquinhas, brincadeiras e música.


Seresta no Catete:

Data: Todos os domingo no Catete, no Salão da Associação das Mães.

Festividade: Seresta com forró e músicas populares, com a participação da bandinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário