Santo Antônio do Leite é um tranquilo Distrito da cidade de Ouro Preto, que é uma cidade histórica do tempo do ouro, situada no Estado de Minas Gerais. A provável formação do arraial ocorreu em 1700, pois servia de passagem e de pouso para as cidades de Cachoeira do Campo e Ouro Branco.
A origem do nome da localidade remonta à época do Império. Nesse tempo os Oficiais da Companhia de Dragões transitavam por esse trecho da Estrada Real, que permitia o acesso à Vila Rica, atual Ouro Preto. Os oficiais passavam por Santo Antônio e paravam nas grandes fazendas que lhes ofereciam o que havia em abundância e qualidade: leite. Logo a cidade ficou conhecida como “Leite”, produto que marcou sua fama.
Mais tarde, em 1858, “Leite” foi incorporado ao nome original. Também nessa época foi concluída a construção da igreja, em torno da primitiva capela, erguida em homenagem a Santo Antônio de Lisboa.
Atualmente, o distrito não é mais conhecida somente pelo leite que produz. Santo Antonio do Leite destaca-se principalmente pelo seu artesanato, já reconhecido no Brasil, e pelas suas grandes fazendas de café. A cidade possui aproximadamente 2000 habitantes que manifestam seu orgulho pela qualidade e estilo de vida tranqüilo. Além disso, Santo Antonio do Leite oferece ao morador e ao visitante uma rotina calma, belezas naturais e atraentes para quem foge da vida estressante da cidade grande.
O que é o Projeto Vias?
No decorrer dos trabalhos, a equipe fez oficialmente duas viagens técnicas ao distrito: a primeira, no dia 11 de fevereiro, e a segunda, nos dias 11 e 12 de março de 2009.
Na localidade, os alunos efetuaram o trabalho de campo, cuja pesquisa foi direcionada ao desenvolvimento e o crescimento do turismo em Santo Antônio do Leite. Incluídos neste trabalho, estão as visitas e as entrevistas aos artesãos, aos empresários locais e aos moradores, bem como estudaram a infraestrutura e os pontos turísticos.
sexta-feira, 20 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário