Por ser um distrito de pequeno número populacional, Santo Antônio do Leite não dispõe de uma estrutura complexa própria, valendo-se, na maioria dos casos, da estrutura de cidades vizinhas, como Ouro Preto e Itabirito. Contudo, a cidade conta com alguns serviços e facilidades. Conforme pesquisa dos alunos, Santo Antônio do Leite possui:
Saúde pública: Não existem hospitais, apenas uma clínica (Policlínica de Santo Antônio do Leite) e um posto médico. Nenhum médico é residente da cidade e apenas duas vezes por mês atende à demanda da população.
Farmácia: apenas uma farmácia cujo estoque é escasso. Conforme apurado, geralmente encontram-se remédios controlados para o tratamento de pressão alta e diabetes, além de primeiros socorros, anticoncepcional e analgésicos em geral.
Compras: Para materiais de limpeza, de construção e miudezas, quatro mercearias estão disponíveis à população, sendo a mais sortida localizada no Centro, em frente à igreja.
Alimentação:, São várias as opções;a maioria oferece uma culinára trivial em ambiente simples, no Centro. Os restaurantes das pousadas, entretanto, qualificam-se como pontos turísticos e oferecem uma cozinha variada.
Transporte Público: Nos últimos dois anos a cidade tem desfrutado de uma melhoria em vários setores, como pavimentação de vias e linha regular de ônibus, com destino aos destritos vizinhos e a Ouro Preto. O município oferece transporte escolar para as crianças da Escola Dr. Pedrosa e da creche "Casulo Criança Feliz". A escola oferece apenas o Ensino Fundamental; os jovens continuam os estudos no Ensino Médio em Ouro Preto.
Salão de Beleza: Como em qualquer cidade do interior de Minas, as mulheres são muito vaidosas. Santo Antônio do Leite dispõe de 4 salões de beleza, sendo o "Salão da Verinha" o mais renomado.
Meios de Hospedagem:
O distrito dispõe de várias pousadas; as que apresentam maior índice de ocupação são: Pousada Mirante do Café, Pouso do Alferes, Ville Real Hotel e Pousada Gotas de Minas, algumas delas possuem alambique.
O que é o Projeto Vias?
No decorrer dos trabalhos, a equipe fez oficialmente duas viagens técnicas ao distrito: a primeira, no dia 11 de fevereiro, e a segunda, nos dias 11 e 12 de março de 2009.
Na localidade, os alunos efetuaram o trabalho de campo, cuja pesquisa foi direcionada ao desenvolvimento e o crescimento do turismo em Santo Antônio do Leite. Incluídos neste trabalho, estão as visitas e as entrevistas aos artesãos, aos empresários locais e aos moradores, bem como estudaram a infraestrutura e os pontos turísticos.
sexta-feira, 20 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário