O que é: uma enorme cavidade aberta em um terreno horizontal, ou não; é encontrada com muita frequência na região.
Surgimento: esse fenômeno surge devido ao excesso de chuva em terreno infértil, causando erosão; no local a terra cede e forma valas ou até crateras.
Soluções para o problema: o plantio de vegetação com maior absorção de água, como o eucalipto, árvores nativas e bambu são importantes para manter o solo mais rígido e sem perigo de desmoronamento. Outra maneira de evitar a voçoroca é cercar a área comprometida de modo a evitar o pastoreio de animais, o que também danifica o solo. Também importante é a preservação do solo fértil, isto é, evitando jogar lixo em locais inapropriados.
Pontos negativos e positivos: apesar da voçoroca deixar o solo infértil, comprometer as vias fluviais e causar outros danos à região, há também pontos positivos, como a exploração do turismo de aventura e de contemplação, e o estudo do solo.
O que é o Projeto Vias?
No decorrer dos trabalhos, a equipe fez oficialmente duas viagens técnicas ao distrito: a primeira, no dia 11 de fevereiro, e a segunda, nos dias 11 e 12 de março de 2009.
Na localidade, os alunos efetuaram o trabalho de campo, cuja pesquisa foi direcionada ao desenvolvimento e o crescimento do turismo em Santo Antônio do Leite. Incluídos neste trabalho, estão as visitas e as entrevistas aos artesãos, aos empresários locais e aos moradores, bem como estudaram a infraestrutura e os pontos turísticos.
sexta-feira, 20 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
alguma coisa tem sido feito para combater a voçoroca em cachoeira do campo.ouro preto mg.
ResponderExcluir